Games
VRR (taxa de atualização variável) tem lançamento para PS5 em breve.
Dentre as atualizações lançadas para os consoles da Sony, esta programado a Ferramenta que permitirá uma melhor taxa de quadros nos jogos. A Sony promete compartilhar novos detalhes sobre a taxa de atualização variável para PS5 em TVs compatíveis com HDMI 2.1 e monitores de PC, cujo lançamento está planejado para os próximos meses, mas primeiro vamos entender o que isto significa.
A chegada da nova geração de consoles significa que as portas HDMI 2.1 estão se tornando mais comuns nas novas TVs. O HDMI 2.1 oferece suporte a vários novos recursos de jargão, incluindo 4K 120Hz , Modo Automático de Baixa Latência (ALLM) e, mais importante, VRR.
O VRR existiu felizmente nos últimos anos em várias formas em jogos para PC e, tecnicamente, não exige HDMI 2.1, mas o suporte a HDMI 2.1 é um bom indicador de que sua TV pode lidar com isso, porque faz parte do padrão.
É importante ressaltar que o VRR deve ser suportado por todas as partes da cadeia para aproveitar ao máximo o recurso. Seu console ou PC precisa ter VRR, você precisa usar um cabo compatível com HDMI 2.1 e sua porta de TV ou monitor também precisa ser compatível. Vamos detalhar os detalhes.
VRR é a abreviação de Taxa de Atualização Variável. Isso significa que permite que sua tela ajuste a frequência com que atualiza a imagem para corresponder à taxa de quadros do seu console ou PC. Esta é a razão pela qual é realmente apenas o jogo que exige VRR. Quando você está assistindo a um filme ou programa de TV, eles têm uma taxa de quadros definida que geralmente é de 24fps, 25fps ou 30fps. Embora existam filmes e TV com taxa de quadros mais alta, eles raramente estão disponíveis para lançamento doméstico e mesmo assim ter uma taxa de atualização definida significa que sua TV sabe com que frequência atualizar e você terá uma experiência suave que significa que você nunca precisará para pensar sobre isso.
O jogo no entanto muda isso. Quando você está jogando, a taxa de quadros depende inteiramente de quão duro seu processador gráfico está trabalhando. Uma cena de corte de dois personagens conversando será muito diferente de correr pelos telhados de uma cidade nevada de vikings por exemplo. Isso pode fazer com que as taxas de quadros flutuem constantemente, mesmo que por apenas alguns quadros por segundo, no entanto a TV ainda deseja atualizar apenas em uma taxa definida, o que significa que o momento em que o console cria um novo quadro e o momento em que o TV quer exibir um pode não ser o mesmo momento, eles estão fora de sincronia, e isso significa que você pode ver um novo quadro semi-acabado misturado com o antigo. Screen tearing é o nome dessas linhas reveladoras em seu monitor ou tela quando não consegue acompanhar o que o console ou o PC está enviando.
E qual é a solução? Taxa de atualização variável, o que basicamente significa que, em vez de a TV atualizar em seu próprio cronograma, ela se ajusta rapidamente para corresponder à taxa de quadros atual do console e com isto não há mais rasgos de tela.
Bem, com a chegada da nova geração dos consoles Xbox Series X , Xbox Series S e PlayStation 5 mudou o cenário. Agora que os processadores são significativamente mais poderosos e buscam taxas de quadros mais altas – ambos os consoles têm capacidade para produzir jogos 4K em até 120fps – não faz sentido que as telas não consigam aproveitar ao máximo esse novo mundo suave. É aqui que entra o VRR, para ajustar essas taxas de quadros em tempo real.
O PlayStation 5 não tinha suporte para VRR via HDMI 2.1 e atualmente ele pode produzir em 4K a 120fps e suportar VRR em nível de hardware, mas aguarda uma atualização de software. Uma postagem no PlayStation Blog afirma que “o hardware PS5 suporta taxa de atualização variável (VRR) através de HDMI 2.1 e após uma futura atualização do software do sistema, os proprietários do PS5 poderão usar o recurso VRR de TVs compatíveis ao jogar jogos compatíveis com VRR.”
Enquanto isso, o Xbox Series S e o Series X têm compatibilidade VRR via HDMI 2.1 e com a tecnologia FreeSync da AMD. Contanto que sua TV ou monitor tenha suporte para qualquer um deles, você pode aproveitar ao máximo uma taxa de quadros de ajuste dinâmico e colher os benefícios visuais dos novos consoles funcionando a todo vapor.
Como opção adicional no PLAYSTATION 5, você também pode optar por aplicar a VRR aos jogos do PS5 que não são compatíveis. Esse recurso pode aprimorar a qualidade de vídeo para alguns jogos. Se isso causar efeitos visuais inesperados, você pode desativar a opção a qualquer momento. Tanto a VRR quanto essa segunda opção podem ser ativadas ou desativadas.
Observe que os resultados podem variar dependendo da TV que você está usando e do jogo que está jogando.