Playstation
Um suporte VRR (Variable Refresh Rate) chegará ao PS5 em janeiro.
VRR (Variable Refresh Rate) é uma tecnologia para sincronizar a taxa de quadros (Fps) de um jogo com a taxa de atualização do monitor (Hz), semelhante à tecnologia VSYNC. A diferença é que o VSYNC limita a saída da taxa de quadros à taxa de quadros do monitor (mesmo se o PC ou console pode gerar mais fps naquele jogo), e VRR faz com que a taxa de atualização do monitor sincronize dinamicamente com a taxa de quadros quando for igual ou inferior à taxa de atualização nativa do monitor.
https://twitter.com/Istillbelieve20/status/1478758235918188545?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1478758235918188545%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fpsxbrasil.com.br%2Ffirmware-com-suporte-ao-vrr-deve-ser-lancado-ate-o-fim-de-janeiro-para-o-ps5%2F
A Sony divulgou um vídeo promocional de suas TVs com suporte a VRR e sugerido no rodapé desse vídeo que para ter suporte à tecnologia, é preciso baixar uma atualização de firmware do PS5 que estará disponível até o fim de janeiro de 2022.
Em jogos de tiro em primeira pessoa, geralmente precisamos nos virar rapidamente para localizar os inimigos e atirar. Isso leva a uma imagem que muda rapidamente no monitor. Enquanto isso, você pode notar que às vezes há imagens desalinhadas e rasgadas na tela durante o jogo.
Este é o chamado screen tearing, e esse problema ocorre especialmente quando a taxa de quadros da placa de vídeo é muito menor do que a taxa de atualização do monitor (Hz) ou há uma mudança dramática de fps (por exemplo: fps sobe e desce entre 240 ~ 90fps como um caso extremo).
Já ouvi muitos padrões VRR, como G-Sync, certificação FreeSync e Adaptive-Sync. Qual é a diferença?
O G-SYNC é desenvolvido pela NVIDIA e obtido pela incorporação de um módulo dentro do monitor.
O FreeSync é desenvolvido pela AMD e obtido através da adoção de “VESA Adaptive-Sync” , que é definido como um padrão aberto no protocolo DisplayPort 1.2a definido pela VESA (Video Electronics Standards Association) na indústria em 2014.
A partir de 2019, a NVIDIA também incorporou o padrão VESA Adaptive-Sync em seu design de placas gráficas e o nomeou “ Compatível com G-SYNC ”. Portanto, pode-se dizer que o VESA Adaptive-Sync é o protocolo técnico mais comumente usado para VRR.
Portanto, se o monitor estiver em conformidade com a especificação VESA Adaptive-Sync, isso significa que o monitor também pode suportar FreeSync ou Compatível com G-SYNC?
Compatível com G-SYNC ou FreeSync são implementados através da tecnologia VESA Adaptive-Sync, se o monitor for projetado para seguir o padrão VESA Adaptive-Sync, ele deve ser capaz de conduzir VRR com placas gráficas em teoria.
O monitor é um dispositivo de exibição passivo, portanto, você também deve verificar se sua placa gráfica suporta a função VRR e manter os drivers da placa gráfica atualizados com a versão mais recente. Para obter mais informações, visite os sites dos fabricantes de placas gráficas.
Para o recurso de nossos modelos com VRR e certificações, consulte a lista abaixo: