Games
Sony responde sobre a compra da Activision Blizzard pela Microsoft.
A Sony respondeu à proposta de sucesso da Microsoft de comprar a Activision Blizzard com um comentário sobre o que isso pode significar para os futuros jogos como Call of Duty nos consoles PlayStation. “Esperamos que a Microsoft cumpra os acordos contratuais e continue a garantir que os jogos da Activision sejam multiplataforma”, disse um porta-voz ao The Wall Street Journal .
A redação dessa declaração é menos do que definitiva. Não é de surpreender que a Sony espere que a Microsoft honre quaisquer acordos contratuais existentes em relação aos jogos do PlayStation, como fez quando o exclusivo Deathloop do console PS5 foi lançado após a aquisição da editora Bethesda Softworks pela Microsoft. Uma vez que os contratos existentes expiram, isso abre a porta para a Microsoft buscar a exclusividade do Xbox para as muitas franquias que está adquirindo.
A grande questão está em torno de Call of Duty . A franquia é muito popular no Xbox e no PlayStation, mas a Sony mantém um acordo de marketing de Call of Duty com a Activision há mais de cinco anos. “ O PlayStation é o novo lar de Call of Duty ”, declarou o ex-CEO da PlayStation, Andrew House, durante a coletiva de imprensa da Sony na E3 2015. A Sony revelou em novembro que Call of Duty: Black Ops Cold War foi o segundo jogo de PS5 mais jogado em todo o ano de 2021, atrás apenas de Fortnite . Call of Duty também garantiu os dois primeiros lugares nas vendas de jogos nos EUA durante todo o ano de 2021, de acordo com o NPD, destacando seu impacto no mercado.
Assim que o acordo com a Activision Blizzard da Microsoft for fechado, a Sony ficará impotente sobre o futuro de longo prazo de Call of Duty no PlayStation. A aquisição da Bethesda pela Microsoft levou Starfield a se tornar um exclusivo do Xbox e PC , e o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, está insinuando que The Elder Scrolls VI também será um exclusivo do Xbox .
“Os jogos da Activision Blizzard são apreciados em várias plataformas e planejamos continuar apoiando essas comunidades no futuro”, disse Spencer no início desta semana. É fácil imaginar um futuro em que a Microsoft mantenha Call of Duty: Warzone em várias plataformas, mas qualquer jogo futuro de Call of Duty será exclusivo do Xbox. Afinal, a Microsoft não está gastando US$ 68,7 bilhões para continuar publicando jogos do PlayStation para sempre.
Fonte: theverge