Análises

Review de NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1

Publicado

on

Confira nossa opinião e alguns pontos que levantamos sobre o lançamento que foi gentilmente cedido pelos produtores para nosso site.

 

No ano de 1998, a SNK, conhecida por seus sistemas de arcade, decidiu se aventurar no mundo dos consoles portáteis.

Lançando o NeoGeo Pocket, um sistema monocromático que teve menos vendas do que se esperava, talvez pelo fato de ser lançado ao mesmo tempo que o mais vibrante e famoso Game Boy Color, da Nintendo. No ano seguinte, foi lançado o Neo Geo Pocket Color para competir com o Game Boy Color, embora o console não tenha desfrutado do mesmo sucesso que o Game Boy fez, ele rendeu um total de 82 jogos, muitos dos quais foram bem aclamados como SNK vs. Capcom: Card Fighters Clash e Sonic Pocket Adventure.

O NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 oferece 10 dos melhores desses 82 jogos, trazendo franquias como King of Fighters, Fatal Fury, Metal Slug, e muito mais.

Com o aumento dos jogos retrô, esse movimento tornou quase impossível para muitos desfrutar desses clássicos do passado, especialmente para um console de um nicho tão específico quanto o NeoGeo Pocket Color. Através do lançamento de NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1, muitos, agora, podem experimentar esses jogos pela primeira vez, e isso também de uma maneira mais fiel de como era jogá-lo no próprio portátil à época.

 

Um pacote bem variado de jogos

 

NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1, embora predominantemente feito de jogos de luta, apresenta uma boa mistura de gêneros para escolher.

Os jogos de luta são compostos por títulos consagrados como King of Fighters R2The Last Blade, Fatal Fury First ContactSNK Gals FightersSamurai Shodown 2. E isso provavelmente te deixará com o pensamento de que “Isso é apenas um monte de jogos de luta para um console portátil”, e de certa forma você está certo.

Um fato um pouco divertido sobre o NeoGeo Pocket Color é que ele tinha, e foi apelidado como, um joystick estilo ‘clicky stick’. Sempre que o joystick era direcionado em uma das 8 direções que ele poderia ir, produzia um “ruído satisfatório de clique”, e este foi projetado principalmente em mente para todos os jogos de luta que o console traria em sua biblioteca.

 

Embora muitos desses jogos de luta pareçam um pouco semelhantes entre si, cada um deles tem suas próprias peculiaridades. Por exemplo, The Last Blade, um jogo que se passa na era Bakumatsu do Japão, permite que você escolha entre uma combinação de velocidade com uma de força para o seu personagem.

Outro jogo que poucos ouviram falar antes, mas pode ser uma surpresa agradável é o SNK Gals Fighters, um jogo de luta só para meninas onde as lutadoras da SNK lutam no torneio Queen of Fighters. Personagens femininas em jogos de luta eram incrivelmente escassas e um jogo de luta só para garotas era algo completamente inédito e fora da curva na época.

 

A partir da seleção de jogos de ação, você tem Darks Arms: Beast BusterMetal Slug 1st Missione Metal Slug 2nd Mission, todos esses são spin-offs de seus títulos originais. Dark Arms: Beast Buster apresenta um interessante sistema de armas onde você atualiza sua arma alimentando-a com os inimigos que matou e pode ir evoluindo com sementes e transformá-las em armas híbridas.

 

Os títulos de Metal Slug para o NeoGeo Pocket Color lembram bastante os originais com seu combate estilo run-and-gun. Metal Slug 2nd Mission acaba sendo muito mais impressionante, e tinha muito mais detalhes acontecendo em sua gameplay, além daquela sensação única de sair atirando em tudo enquanto corre e entra em tanques de guerra passando por todos inimigos.

 

Inicialmente um jogo de arcade, Crush Roller faz parte dos muitos jogos que foram portados para o NeoGeo Pocket Color. É como Pac-Man, mas ao invés de comer pontos, você pinta todo o labirinto disponível por fase. Uma adição bacana, mas de certa forma irritante, são os chamados Irksters, criaturas que aparecem em todos os níveis e  causam danos em todo o seu trabalho duro. Se você pegá-los ganha pontos de bônus, além disso, os que você encontrar em todos os níveis podem ser vistos em sua coleção. Basicamente um Pac-Man mesmo, só que mais bonito e vibrante.

Por último, mas definitivamente não menos importante, é o Big Tournament Golf. Há uma série de clubes de golfe para escolher, vento para levar em conta, e rios e lagos correndo pelos campos de golfe. Na época eu não tinha certeza do que esperar do golfe em um console portátil, mas hoje eu ainda sinto uma sensação agradável de surpresa com todos as mecânicas possíveis que foram colocadas nele.

Títulos em cores!

O emulador real em si tem um número impressionante de recursos, com a capacidade de alternar entre as várias cores do console NeoGeo Pocket Color ou apenas ter a tela em si, um filtro para a tela para ter mais dessa sensação old-school. Você pode até alternar a cor entre ligado e desligado se você gosta do visual monocromático nos jogos. Há também o recurso de “rebobinar” que a maioria dos emuladores retrô têm agora.

 

Uma grata surpresa é a inclusão dos manuais originais digitalizados para todos os jogos, bastante fiel considerando que a arte para alguns desses jogos é de primeira linha. Você também pode ver os modelos 3D das caixas e cartuchos dos jogos. O ponto negativo talvez se deve ao fato de ter que pausar o jogo, virar o manual, olhar para as entradas do combo, voltar, então não é uma tarefa muito prática quando for jogar os principais jogos de luta.

NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 suporta não apenas multiplayer local, mas também o Steam Remote Play. Embora ambos jogadores precisem usar o mesmo método de entrada porque o emulador não se registrará ao mesmo tempo. Assim, um jogador não pode jogar utilizando seu teclado, por exemplo, enquanto o outro usa seu controle padrão.

Considerações Finais

O NeoGeo Pocket Color Selection Vol. 1 é algo mágico e imperdível principalmente se você é fã de jogos de luta clássicos, tendo perdido algum deles no passado pela dificuldade de acesso na época. Mesmo que você seja fã de jogos retrô originais e perdeu a oportunidade de ter um NeoGeo quando ele era encontrado com maior facilidade, eu recomendo que tenha essa experiência através desse lançamento.

A sensação é um tanto quanto diferente, mas o sentimento de visitar o passado e poder apresentar a atual geração o que tínhamos como padrão há algumas dezenas de anos atrás é muito satisfatório, portanto, recomendamos a compra como algo que talvez não seja essencial, mas sim recompensador em sua simplicidade.

 

 

Em Alta

Sair da versão mobile