Games
O PS5 foi desbloqueado segundo novas informações.
De acordo com vários relatos, foi alcançado o jailbreak para o PlayStation 5, o que permite instalar e rodar software não licenciado no console.
Lance McDonald, conhecido entre a comunidade pelas suas modificações feitas em Bloodborne e outros jogos, compartilhou no Twitter uma amostra do jailbreak no PS5, com acesso a um menu debug que lhe permite executar ações que não são permitidas de formas oficiais, como instalar a demo de P.T. que já não está disponível na PlayStation Store.
No entanto, este jailbreak é muito limitado e apenas funciona em consoles com atualizações até a v4.03 de outubro de 2021, não sendo possível aplicar a versões mais recentes do sistema do console. Além disto, Lance avisa que é preciso efetuar o processo com cautela pois apenas funcionará em 30% das tentativas.
Mesmo que seja aplicado o jailbreak no PlayStation 5, o que é possível fazer atualmente é muito limitado e não poderá rodar cópias piratas de jogos no console. Lance instalou PT no console, mas não consegue executar o arquivo para jogar a demo.
Apesar disto, poderá ser o primeiro passo para futuras explorações de segurança do PlayStation para o console e uma possível dor de cabeça que a companhia terá de resolver.
Há informações de que esse exploit foi encontrado há um tempo e divulgado para a própria Sony pelos hackers para obter alguma forma de recompensa. Por conta disso, os firmwares mais recentes do console não possuem essa brecha.
It's… beautiful.
The PlayStation 5 has been jailbroken. pic.twitter.com/54fvBGoQGw
— Lance McDonald (@manfightdragon) October 3, 2022
Fonte: Eurogamer