Games
O novo modelo do PS5 é mais leve, mais silencioso e esquenta mais.
O novo modelo PS5 da Sony pesa menos porque tem um dissipador de calor menor.
Um novo modelo PS5 começou a aparecer na Austrália, Japão e partes dos Estados Unidos no início deste mês, com um novo design de suporte e uma misteriosa redução de peso. Graças a um vídeo de desmontagem do YouTuber Austin Evans , o mistério foi resolvido: a Sony mudou o dissipador de calor que ajuda a resfriar o PS5.
O novo dissipador de calor é significativamente menor do que o original e compensa a redução de peso total de 300 gramas (0,6 libras), de acordo com Evans. Não está claro por que a Sony trocou o dissipador de calor tão cedo no ciclo de vida do PS5, mas Evans nota que sua unidade em particular esquentou mais como resultado – com temperaturas de escape traseiras em torno de 3 a 5 graus mais altas. Isso pode ser devido à variação de fabricação, no entanto.
A Sony usa esse dissipador de calor para resfriar o PS5, e o console tem um tubo de calor com um formato e fluxo de ar projetado para criar o mesmo nível de desempenho de uma câmara de vapor. O dissipador de calor, a placa de cobre dura e as aletas de dissipação de alumínio ocupam uma quantidade significativa de espaço dentro do PS5 e contribuem muito para seu tamanho geral. É interessante ver a Sony reduzir o tamanho desta peça, possa ser que este seja o primeiro sinal de que a empresa está trabalhando em um modelo menor do PS5. O PS5 é o maior console de jogos da história moderna .
Evans conclui que as mudanças tornam o PS5 pior, devido ao calor extra que ele gravou. Isso poderia tornar o lançamento de PS5s mais desejável, se for algo que vemos replicado em outro lugar. “Não acho que haja nenhum argumento de que este é um console pior, pelo menos para térmicas e para resfriamento”, diz Evans. “No que me diz respeito, prefiro um PS5 de lançamento.”
A revisão ocorre no momento em que a Sony revela que não está mais vendendo a versão de $ 499 do PS5 com prejuízo, e depois que relatórios no ano passado sugeriram que a Sony estava lutando para manter os custos do PS5 baixos graças em parte à sua cara solução de resfriamento. Evans só abriu uma versão Digital Edition do PS5, então não sabemos ao certo se a Sony também mudou a unidade de refrigeração do modelo com um drive de disco.
O PlayStation 5 original já está quente e a recente introdução do armazenamento SSD NVMe expansível exige que os usuários adicionem mais resfriamento por meio de um dissipador de calor adicional.
O dissipador de calor do novo PS5 parece ter sido feito muito menor do que o design original de lançamento, provavelmente devido a novos aprendizados da equipe de engenharia da Sony, mas também para economizar custos.
Isso pode estar relacionado à remoção virtual de cobre do dissipador de calor do novo modelo do PS5, conforme revelado na desmontagem de Evan. Durante a pandemia, o preço do cobre aumentou significativamente e contribuiu para a escassez de componentes necessários para a fabricação de dispositivos eletrônicos.
Embora o dissipador de calor menor não signifique necessariamente que o novo PS5 ficará mais quente do que o modelo de lançamento, o teste de temperatura de Evans – que só fez leituras das saídas de exaustão, ao invés de componentes internos – sugeriu que o novo modelo estava emitindo cerca de 3C mais calor do que o console de lançamento.
No entanto, isso pode significar facilmente que o novo modelo está simplesmente soprando o calor com mais eficiência, em vez de executar componentes mais quentes, portanto, testes mais completos serão necessários para determinar se o novo dissipador de calor realmente fez diferença no desempenho.
Fonte: videogameschronicle