Playstation

Microsoft comprar um estúdio Japonês poderia ser um insulto à cultura asiática.

Publicado

on

Phil Spencer já expressou diversas vezes a vontade de comprar um estúdio asiático, especialmente um estúdio japonês, mas Serkan Toto, analista na japonesa Kantan Games, acredita que existe maior probabilidade de a PlayStation o conseguir.

Em conversa com o Hit Points, Toto comentou que a Microsoft comprar um estúdio japonês seria uma notícia de escala superior, mas não imagina a SEGA, Square Enix ou Capcom aceitar, por diversas razões, mas especialmente por questões culturais.

Muitas companhias japonesas sentem-se insultadas com propostas e tentativas de compra por parte de estrangeiras, mas também não gostam de companhias de outras indústrias que foram grupos de aquisições para se protegerem. Toto diz mesmo que a aquisição por parte de uma companhia estrangeira podia ser vista pelos funcionários como um insulto.

O analista diz que nada pode ser descartado atualmente, mas quando companhias como a Konami e SEGA têm negócios fora dos videojogos, como hotéis, por exemplo, a compra por parte da Microsoft podia tornar-se complicada.

“Atualmente, não podemos descartar nada. Mas de certas formas, a Microsoft comprar uma grande editora japonesa seria uma notícia maior do que o negócio da Activision. Até agora, nenhuma companhia estrangeira conseguiu comprar um estúdio japonês e garanto que existiram tentativas, seja de ocidentais ou de asiáticas.”

No Japão existem diversas uniões e fusões, como a Square Enix, Koei Tecmo, Bandai Namco e SEGA Sammy, mas os negócios são feitos entre japoneses e é aqui que Toto considera existir vantagem para a PlayStation.

“A Sony claro que tem a vantagem caseira e alguns dos desafios que surgiriam com a Microsoft não se aplicam à Sony. Não precisa ser um dos maiores estúdios, mas acredito que a Sony está a considerar uma aquisição japonesa em breve.”

Fonte: Eurogamer

 

Em Alta

Sair da versão mobile