Games

Kentaro Miura, criador de Berserk, faleceu aos 54 anos

Publicado

on

Em 6 de maio, Kentaro Miura morreu de dissecção aguda da aorta. O departamento editorial da Young Animal Comics anunciou a notícia por meio da conta oficial do Twitter de Berserk.

Um dos mangás mais vendidos de todos os tempos, Berserk estreou em 1989 com seu oitavo volume previsto para ser lançado em julho deste ano. O mangá de fantasia sombria gerou anime para TV, filmes de longa metragem, videogames e inúmeros produtos.

Nos jogos, mais recentemente em 2017 (no Ocidente), tivemos Berserk and the Band of the Hawk para PS4, PS Vita e PC.

Nascido em 1966, o que sabemos sobre a vida e os hábitos de Miura apontam para um homem que nada fez, ou nem quis fazer nada, exceto desenhar. A evidência disso vem da infância do autor. Aos dez anos, ele criou a própria série de mangá, ‘Miuranger’ (uma mistura inteligente do próprio nome e a palavra inglesa “ranger”, que significa “patrulheiro”). As imagens e histórias hiperdetalhadas mostraram a mão de um artista muito mais maduro do que sua idade, na época. Ao todo, 40 volumes colossais foram publicados e distribuídos aos colegas de classe, em um projeto escolar – que, infelizmente, nunca chegou de forma oficial aos fãs.

Um ano depois, Miura escreveu outro mangá: ‘Ken e no Michi’ (‘O Caminho da Espada’, na tradução). E então, no ensino médio, descobriu que estava claramente animado a desenhar. Com promessa, ambição e talento puro, ele decidiu buscar por sucesso. Aos 22 anos, em 1988, ele começou a escrever ‘Berserk‘, o mangá pelo qual é famoso em todo o mundo. Em termos de longevidade e escala, o trabalho, a dedicação e o legado do autor estão no mesmo nível dos mangakás mais famosos do Japão, como Eiichiro Oda (‘One Piece’), Akira Toriyama (‘Dragon Ball‘) e Masashi Kishimoto (‘Naruto’).

Como homem, Miura foi uma figura muito solitária. Pouco se sabe sobre como ele foi em vida e, inclusive, é muito difícil até encontrar uma foto decente do cara. Membros da Hakusensha, responsável pela publicação da famosa série, dizer que ele “tem muito de seu famoso protagonista, Guts, nele”. Isso, claro, porque Miura e ‘Berserk‘ se tornaram um só há alguns anos.

A beleza de ‘Berserk‘ vem de como Miura descreve o mundo por meio de sua arte. Enquanto a maioria dos mundos de fantasia, como os de ‘O Senhor dos Anéis‘ e ‘As Crônicas de Gelo e Fogo‘ dependem do contexto para construir o universo passo a passo – que inclui paisagens, arquitetura, linguagem, comida, economia, política, moda e etc – o japonês desenha tudo isso, e de uma forma “direta e reta”. Ou seja, os diálogos e a história em torno de Guts dependes dos desenhos minuciosamente detalhados, e não o contrário.

Na verdade, ‘Berserk‘ é bem conhecido por captar fãs que se impressionaram inicialmente pela arte em nanquim do que por seus personagens. Então, talvez sejam estes os motivos do porquê nenhum dos dois animes jamais fizeram justiça ao mangá: os detalhes. Miura tem um olhar particular para as artes, sejam grandes ou pequenas, pois as mesmas chocam por conta das expressões de seus personagens, as roupas que vestem, a paisagem acidentada do mundo, os conflitos econômicos do povo e até a comida que comem. Enfim, clichês a parte, a obra “ganha vida” facilmente para o leitor, que por conta do extremo perfeccionismo do autor, sofre dos constantes hiatos ocasionais entre os capítulos publicados.

Berserk‘ teve um impacto colossal na mídia japonesa, influenciando tanto os mangás e animes recentes, e até mesmo aos videogames. Sabe a franquia de games ‘Dark Souls’, criada por Hidetaka Miyazaki e publicada pela Namco Bandai, Então, influenciada diretamente pela obra de Miura.

Outro jogo “que bebe da fonte” de ‘Berserk’ é ‘Bloodborne’ (2015). O protagonista é marcado com algo conhecido como a “Marca do Caçador”, muito semelhante ao chamariz gravado no pescoço de Guts – e em ambas as obras, tal detalhe desempenha um papel fundamental na história. A estética da fantasia europeia medieval ricamente detalhada, castelos isolados, cavaleiros em armaduras pesadas empunhando espadas enormes e áreas de floresta densa assombradas por estranhos e assustadores fantasmas e monstros também são semelhanças notáveis.

 

Em Alta

Sair da versão mobile