Games
Jim Ryan diz que a Sony está desenvolvendo uma estratégia de nuvem.
O PRESIDENTE DIZ QUE A SONY “AINDA ESTÁ CONVERSANDO COM [A MICROSOFT] SOBRE A TROCA DE IDÉIAS”
O CEO da Sony Interactive Entertainment , Jim Ryan , disse que a empresa está desenvolvendo uma estratégia de nuvem que será “única e apenas no PlayStation ”.
A Sony adquiriu a empresa de jogos em nuvem Gaikai em 2012, antes de usar sua tecnologia e propriedade intelectual para lançar o PlayStation Now, que fornece aos assinantes acesso ilimitado a uma biblioteca de cerca de 700 jogos PS4 , PS3 e PS2 .
Mas a empresa tem ambições de nuvem maiores e, em 2019, anunciou uma “parceria estratégica” com a Microsoft, que a verá usando os data centers Azure da firma Xbox para jogos em nuvem e serviços de streaming de conteúdo.
Em conversa com Nikkei (paywall, traduzido por VGC) sobre o acordo com a Microsoft , que esta semana começou a convidar membros do Xbox Game Pass Ultimate para um beta de jogos em nuvem para PCs com Windows 10 e dispositivos Apple , o chefe do PlayStation Ryan disse que a Sony ainda não estava pronta para revelar sua estratégia de nuvem para PS5 , mas sugeriu que estava planejando uma oferta única.
“Ainda estamos conversando com [a Microsoft] sobre a troca de ideias”, disse ele. “Ainda estamos conversando com eles sobre a troca de ideias e há algumas coisas muito interessantes, então, quando chegar a hora certa, anunciaremos nossa estratégia de nuvem.
“Podemos concebivelmente usar a nuvem para nossa infraestrutura técnica, mas a experiência de jogo em nuvem que oferecemos será única e apenas no PlayStation.”
Mais tarde na entrevista, Ryan foi questionado se a nuvem poderia interromper o ciclo de hardware tradicional, que viu um novo console PlayStation ser lançado a cada 6-7 anos.
“É difícil responder a essa pergunta agora, mas a história mostra que o pico de vendas no terceiro ou quarto ano”, respondeu Ryan. “No final do ciclo, a nuvem pode ter algum papel. Estou mais otimista quanto ao futuro do que há um ano ”.
Ryan também sugeriu que era muito cedo para saber se um maior foco em jogos em nuvem poderia significar que o PS5 será o último console da Sony.
“Acabamos de lançar o PS5, então agora é hora de aprender como as pessoas estão gostando dele, e então vamos pensar no futuro do PlayStation”, disse ele.
Em setembro de 2018, a Sony lançou a possibilidade de os usuários do PS Now baixarem jogos do PS4 para jogá-los offline, contribuindo para um maior engajamento e retenção do usuário, de acordo com a empresa .
E em outubro de 2019, a Sony cortou os preços do PlayStation Now em uma tentativa de ser mais competitiva com os serviços de streaming rivais. Também começou a adicionar jogos de “sucesso de público” a cada mês, que estão disponíveis por um tempo limitado.
O PlayStation Now tinha mais de 2,2 milhões de assinantes em abril de 2020, ante um milhão em outubro de 2019 , de acordo com a Sony.
Fonte: videogameschronicle