Plataformas
Jim Ryan CEO da PlayStation está “irritado” com os cambistas de PS5
Os scalpers estão irritando o chefe da PlayStation, Jim Ryan, e também aqueles que são impedidos de comprar um PlayStation 5 por causa da falta de estoque. Se você não está familiarizado com o termo, “scalper” é quem compra muitas unidades de um produto a fim de revendê-los por um preço mais alto.
Muitos jogadores ainda não conseguiram adquirir o videogame porque não encontram unidades disponíveis nas varejistas online e, quando as lojas abrem novas ofertas, os bots e scalpers dominam os sites para esvaziar o estoque. Em entrevista ao Axios, Ryan disse que essa situação “é bastante frustrante e muito chata”.
O chefe da PlayStation garantiu que a equipe executiva da Sony “trabalha arduamente” para fornecer os videogames para destinos certos. Por exemplo, a expansão do portal PlayStation Direct na Europa deverá solucionar parte do problema porque a gestão poderá analisar o tipo de usuário que está logado.
Chefe da PlayStation compartilha números de vendas
Embora Jim Ryan tenha problemas em lidar com os scalpers, ele deve estar satisfeito com a procura pelo novo videogame da Sony. A companhia registrou 7,8 milhões de unidades até dia 31 de março de 2021 e o número é maior se comparado com o mesmo período do PS4.
A Sony também aprendeu com o início do PS4 que precisava disponibilizar grandes títulos já na janela de lançamento do console. O PS4 teve bons jogos em seu início, mas a maioria só saiu na segunda metade da vida do console. Lançar Returnal e Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão já no início reforça isso, com mais jogos a vir pela frente.
Quanto a expansão da marca, Jim Ryan diz que hoje a Sony não tem apenas outros consoles como concorrentes, mas que a concorrência evoluiu para tudo aquilo que é usado numa tela por algumas horas. Em resposta a isso, a Sony vem mostrando sua atuação em outros mercados, como levar as franquias para outras mídias na TV, cinema e mobile. Quanto a essa última, a Sony planeja grandes novidades em breve.
Ryan diz que o portfólio de IPs está num ótimo estado e seria restritivo manter isso apenas na comunidade PlayStation. Disse também que a Sony está trabalhando em várias formas de se colocar no mercado mobile e que os resultados disso aparecerão antes do que muitos imaginam.
Quando perguntado sobre a polêmica de remover Cyberpunk 2077 da PS Store em dezembro, Ryan disse que foi uma decisão bastante difícil, mas necessária. Complementa que tiveram que agir pensando no bem do consumir, principalmente em adquirir um produto que causaria uma experiência ruim.