PC
Ghostwriter o novo programa de roteiro dos jogos da Ubisoft
A Ubisoft causou um grande rebuliço esta semana quando anunciou uma nova ferramenta de roteiro de IA que, segundo ela, ajudaria os escritores de jogos a criar diálogos para NPCs.
Criado pelo departamento de P&D da Ubisoft, Ghostwriter , como é chamado, não pretende substituir escritores, de acordo com a empresa.
De acordo com a empresa, com o escopo cada vez maior dos jogos, os escritores estão achando mais desafiador criar NPCs variados e interessantes; por causa disso, a Ubisoft criou o programa para ajudar a aliviar o fardo.
“Ghostwriter não está substituindo o escritor de videogame, mas sim aliviando uma das tarefas mais trabalhosas do escritor de videogame: escrever latidos”, disse Roxane Barth, assistente de redação de conteúdo da Ubisoft, em um post no blog.
“Ghostwriter efetivamente gera primeiros rascunhos de latidos – frases ou sons feitos por NPCs durante um evento desencadeado – o que dá aos roteiristas mais tempo para polir a narrativa em outro lugar.”
Criado por Ben Swanson, cientista de P&D da La Forge Montreal, Ghostwriter é o resultado de conversas com designers de narrativas que revelaram desafios na criação de latidos para NPCs. Swanson identificou que o problema poderia ser resolvido com uma ferramenta de IA.
A tagarelice e os latidos da multidão são características centrais da imersão do jogador em jogos que vão desde NPCs conversando entre si, diálogo inimigo durante o combate ou uma troca desencadeada; portanto, o Ghostwriter reduzirá o tempo e o esforço criativo exigidos dos roteiristas, como tal, esse esforço pode ser melhor gasto em outros itens principais da trama, enquanto ainda permite o controle criativo.
“Ao invés de escreverem os primeiros rascunhos, o Ghostwriter permite que os roteiristas selecionem e aperfeiçoem as amostras geradas”, explicou Swanson. “Dessa forma, a tecnologia é uma ferramenta utilizada pelas equipes para apoiá-los em sua jornada criativa, com todas as interações e feedbacks provenientes dos membros que a utilizam”.
A escrita e a arte da IA tornaram-se bastante populares ultimamente, com muitas empresas lançando suas versões da tecnologia. Os programas Art AI, por exemplo, podem criar visuais com base em texto descritivo. Da mesma forma, artigos ou artigos podem ser gerados inserindo palavras-chave e um pequeno parágrafo cheio de informações, dependendo do programa. A desvantagem, no momento, é que tende a redirecionar o conteúdo em vez de gerar algo mais substancial e interessante.
O Google recentemente disponibilizou seu chatbot de IA Bard para mais pessoas. Em competição direta com o ChatGPT da OpenAI e a Microsoft, que lançou recentemente sua própria tecnologia vinculada à pesquisa na Internet do Bing, Bard e outros semelhantes permitem que você colabore com IA generativa. Chatbots são programas de computador que simulam e processam a conversa humana e permitem que as pessoas interajam com dispositivos digitais como se estivessem se comunicando com uma pessoa ao vivo. Programas como esses podem responder a tudo, desde uma simples pergunta até atuar como um assistente digital.
Agora, com a Ubisoft entrando na mistura, provavelmente é apenas uma questão de tempo até que outras empresas de jogos sigam o exemplo. Pode ser considerado uma moda passageira no momento, mas provavelmente, tecnologia de IA como essa não vai desaparecer tão cedo, com você pode esperar que programas ainda mais inteligentes surjam em um futuro não tão distante.
Fonte: vg247