PC
Especificações do Steam Deck atualizadas na rede
Dados revelados são promissores para o desempenho dos jogos e opções de armazenamento
Já se passaram alguns dias desde a revelação do Steam Deck da Valve. Foram feitas pré-encomendas, as vendas se esgotaram em poucas horas, mas ainda não vimos muito sobre o dispositivo além de alguns pequenos trechos de imagens da plataforma, mais algumas imagens off-screen do IGN – temos uma ideia do que esta máquina pode fazer, mas grande parte da sua configuração ainda permanece sendo um mistério.
Contudo, alguns detalhes adicionais sobre o dispositivo surgiram, e a página oficial com as especificações técnicas foi ligeiramente melhorada, nos dando mais algumas notícias sobre o hardware.
No núcleo do Steam Deck teremos um processador AMD que tem sido amplamente divulgado, mas sem confirmação oficial, embora alguns acreditem que tenha sido cancelado entretanto. Com o nome de código ‘Van Gogh’, as especificações da APU orientada para dispositivos móveis são conhecidas já há algum tempo, verificadas até certo ponto por revelações dentro dos drivers Linux.
No núcleo do chip está a arquitetura Zen 2 numa configuração quad-core, apoiada por oito unidades de computação RDNA 2 – um match para o Steam Deck. No entanto, um dos problemas a longo prazo com os chips da AMD e o seu desempenho tem-se traduzido em restrições na largura de banda de memória, e as especificações iniciais da Valve apenas deram pistas sobre o que o chip poderia fornecer nesta área.
Um dos dois pontos específicos que foram ampliados desde a revelação diz respeito aos controladores de memória do processador AMD – a configuração do quad channel confirma efetivamente 88GB/s de largura de banda, e em termos do balanço de computação GPU versus débito de memória, a boa notícia é que o Steam Deck está bem dentro das definições dos consoles Xbox Series e PlayStation 5 – e a esperança é, naturalmente, que o dispositivo portátil reduza a sua escala a partir destas máquinas.
No Especial DF Direct, que segue logo abaixo no vídeo, algumas informações são trazidas deixando criar alguns níveis de expectativa para o Steam Deck, primeiro com um pequeno trecho de análise de desempenho baseado nos clips da Valve – que mostram Star Wars Jedi: Fallen Order rodando entre 30-40fps, Doom Eternal já muito perto de 60fps e com jogos menos exigentes com a atualização total de 60Hz do ecrã incorporado.
O que foi mostrado até agora parece promissor – o processador parece ser capaz de executar jogos triple-A, reforçado sem dúvida pela resolução de 1280×800. Isto pode ser muito, muito baixo para um desktop ou computador portátil, mas é ótimo para um dispositivo móvel.