Games
Após supostos vazamentos de GTA 6 a RockStar se pronuncia sobre o ocorrido.
Todos nós sabemos do peso dos jogos da ROCKSTAR no universo dos games, uma empresa que com maestria criou títulos memoráveis e que entraram para a história.
Estamos falando nada menos de jogos como GTA, Red Dead Redenption, Max Payne, Manhut entre outros. O mundo esta a espera de outros grandes títulos, e após o aclamado jogo de sucesso da empresa (Red Dead Redemption 2) ter caído no gosto do povo, o GTA5 é de fato um fenômeno e rompeu 3 gerações inteiras se inovando e sendo adaptado as novas tecnologias.
O jogo foi lançado em 2013 e desde então foi relançado em outras plataformas em suas versões aprimoradas, incluso a nova geração. A empresa também embarcando no ritmo das novas ferramentas tecnológicas criou o serviço GTA+ que é um plano de serviço que confere vantagens mensais para jogadores de GTA Online no PlayStation 5, Xbox Series S e Xbox Series X.
Mas isto não é suficiente para os gamers, os fãs estão clamando pela continuação da saga GTA que transcendem gerações de sucesso. A empresa tem a fama de realmente demorar para anunciar algo ou mesmo desenvolver um jogo. Como podemos ver de 2013 até a presente data (9 anos) 3 gerações se estabeleceram sem nenhuma noticia de um novo GTA.
Atualmente surgiram vazamentos de vários vídeos que supostamente seriam do GTA 6 isto tudo contendo o código de programação e todo processo de trabalho desde 2017.
O suposto hacker que vazou os vídeos, continha cerca de 90 vídeos de clipes do jogo, com código de depuração e interfaces em execução e ajudando a confirmar a veracidade das alegações.
Curiosamente, o hacker (que atende por ‘teapotuberhacker’ no GTAForums ) também afirma ser o responsável pelo recente hack do Uber, e diz que conseguiu o vídeo ao obter acesso a conta Slack de um funcionário da Rockstar – que é o mesmo MO para a violação massiva do Uber.
Vários clipes (muitos estão sendo removidos devido a reivindicações de direitos autorais) do vazamento retratam os personagens protagonistas masculinos e femininos, o que se encaixa em outros relatórios do suposto vazamento sobre o jogo. Eles também mostram a jogabilidade ocorrendo em uma cidade fictícia de Miami, novamente combinando com os primeiros relatórios sobre o que o GTA 6 trará para a franquia.
Vale a pena notar que esses vídeos provavelmente mostram uma versão mais antiga, o que indica que eles podem ser por volta de 2017. O jogo está em desenvolvimento desde 2014 (GTA 5 lançado originalmente em 2013), então seria razoável esperar que os vídeos de desenvolvimento fossem de várias construções ao longo dos anos.
Então a Rockstar hoje (19/09) finalmente se prenunciou sobre o ocorrido, ao passo que os estúdios de jogos através do twitter demonstravam seu apoio e solidariedade, vale lembrar que o mesmo ocorreu com Tlou part 1 entre outros jogos já vazados.
A Message from Rockstar Games pic.twitter.com/T4Wztu8RW8
— Rockstar Games (@RockstarGames) September 19, 2022
“Recentemente, sofremos uma invasão de rede na qual um terceiro não autorizado acessou e baixou ilegalmente informações confidenciais de nossos sistemas, incluindo imagens de desenvolvimento inicial para o próximo Grand Theft Auto. Neste momento, não prevemos nenhuma interrupção em nossos serviços de jogos online nem qualquer efeito de longo prazo no desenvolvimento de nossos projetos em andamento.”
“Estamos extremamente desapontados por ter todos os detalhes do nosso próximo jogo compartilhado com todos vocês dessa maneira. Nosso trabalho no próximo jogo Grand Theft Auto continuará conforme planejado e continuamos comprometidos como sempre em oferecer uma experiência para vocês, nossos jogadores, que realmente exceda suas expectativas. Atualizaremos todos novamente em breve e, é claro, apresentaremos adequadamente este próximo jogo quando estiver pronto. Queremos agradecer a todos pelo apoio contínuo nesta situação.”
Como mencionado os estúdios manifestaram seu apoio a empresa, e entre eles esta nada menos que Neil Druckmann (Dir de The Last of Us).
To my fellow devs out there affected by the latest leak, know that while it feels overwhelming right now, it’ll pass. One day we’ll be playing your game, appreciating your craft, and the leaks will be relegated to a footnote on a Wikipedia page. Keep pushing. Keep making art. ♥️
— Neil Druckmann (@Neil_Druckmann) September 18, 2022
“Para os meus colegas afetados pela mais recente fuga, apesar disto parecer avassaladora agora, vai passar,” escreveu Neil Druckmann, diretor de The Last of Us: Parte 2 e que enfrentou este mesmo problema.
“Um dia, estaremos a jogar o vosso jogo e a apreciar a vossa arte e as fugas serão relegadas a uma nota de rodapé numa página Wikipedia. Continuem a lutar. Continuem a criar arte.”
O VAZAMENTO
Os vídeos são muitos e totalizam cerca de 1 hora com gameplay e código de programação, porém não representam o resultado final do jogo em desenvolvimento.
Aqui postaremos algumas imagens que circulam pela internet e link de vídeo no Youtube (Se já não foi retirado):
https://twitter.com/heaven6002/status/1571634555999715329?s=20&t=HRLvqSjFm90iJWTnhZrk_w
https://twitter.com/Ev3rton_Tavares/status/1571408079509405698?s=20&t=XPDjA09INH6bhH1irP-oXw
Vazou um pouquinho de GTA VI.
Vamos ver as melhorias quando for anunciado oficialmente.#GTAVI #GTA6 pic.twitter.com/uUG32vCcW9— Cadê Meu Jogo #Tekken8 (@CadeMeuJogo) September 18, 2022