Análises

Análise – Gran Turismo 7: Um presente de Aniversario de 25 anos para os Fãs

Publicado

on

Um verdadeiro presente de Aniversario de 25 anos da franquia, diretamente para os Fãs!!!

Gran Turismo 7 finalmente chegou, e esse esplêndido jogo carrega consigo um fardo pesado, a responsabilidade de reviver a franquia e trazê-lo de volta ao seus tempos de glórias. Proeza que era esperada de Gran Turismo Sport em 2017, mas que infelizmente acabaram sendo frustradas por diversos problemas que o jogo teve em seu lançamento como Bugs, problemas de performance, falta de conteúdo como eventos e o pior, aquela sensação de que o jogo ainda não estava acabado quando foi lançado. Porém o Cenário com Gran turismo 7 é completamente diferente, e dessa vez parece que a Polyphony Digital acertou a mão e trouxe um verdadeiro jogo digno de ser apreciado e admirado pelos fãs e amantes do automobilismo, um verdadeiro presente de aniversario de 25 anos para os fãs desse franquia que possui uma legião de fãs fiéis pelo mundo todo.

Nossa análise foi realizada utilizando um Volante G29 da Logitech e também um Joystick Dualsense para termos um parâmetro comparativo dos controles e qual a precisão dos mesmos, a versão do jogo utilizada foi a do console Playstation 5. Abordaremos vários pontos do jogo como por exemplo a jogabilidade, conteúdos do jogo, carros e gráficos.

O Início

O Jogo começa com um lindo vídeo mostrando a historia da evolução do automóvel. O filme que começa em preto e branco mostra os primeiros passos do homem na construção do automóvel, a trilha sonora que acompanha esse vídeo encaixa perfeitamente e faz jus a cada momento que vemos no vídeo, nele vemos diversos momentos da humanidade em que a tecnologia vai avançando e chegamos nos tempos atuais com as super máquinas velozes que conhecemos atualmente, realmente um vídeo muito bonito e que com certeza irá agradar qualquer fã da história do automobilismo.

Logo após a exibição do filme de abertura o jogador é apresentado à tela inicial onde é possível escolher a opção de mapa Mundi e partir para o jogo, ou escolher a opção de Rally Music, um modo onde o jogador faz uma corrida com um carro pré selecionado ouvindo uma bela musica e que possui como objetivo alcançar uma determinada quilometragem antes que a música termine, é um modo de jogo muito legal e que podemos perder muitas horas ali tentando superar nossos próprios recordes enquanto desfrutamos de uma trilha sonora que trás uma imersão maior.

Acessando o menu Mapa Mundi é onde o jogo começa de verdade, ali no menu principal somos apresentados aos mais diversos modos que o jogo irá nos proporcionar, a medida que vamos avançando no jogo, mais instalações vão sendo liberadas e aí sim o jogo passa a ficar cada vez melhor.

O menu principal do jogo é bem semelhante ao estilo de menu de Gran Turismo 4, o jogo traz o retorno do GT Simulation Mode, englobando o recurso de campanha para um jogador há muito estabelecido e que parecia ter sido esquecido. Algumas características clássicas estão de volta, como o retorno de pistas e veículos de corrida tradicionais, eventos especiais, campeonatos, Driving School, onde os jogadores testam suas habilidades para adquirir diversas licenças, Tuning Parts Shop, concessionária de carros usados ​​.O Jogo também mantem o novo GT Sport Mode, Brand Central e Discover que foram introduzidos em Gran Turismo Sport.

Logo no inicio temos liberado a agência de carros usados, é ali que adquirimos nosso primeiro carro no jogo. Nesse ponto é oferecido ao jogador três opções de carros sendo todos eles bem parecidos no quesito potência então o carro escolhido pode ser do gosto de cada pessoa pois, realmente em termos de desempenho, nenhum carro tem um grande diferencial sobre o outro. Após escolher seu carro o jogador será direcionado para as missões no jogo e podemos considerar que essas missões são uma espécie de campanha, onde sem o jogador avançar nelas ele não conseguirá progredir muito pois essas missões sempre premiam o piloto com carros e dinheiro, que iremos precisar para comprar novos carros e também fazer melhorias neles.

Falando em melhorias ,essa parte recebeu uma boa atenção, o sistema é bem simplista e funciona muito bem, com informações claras e objetivas do que cada peça irá melhorar no desempenho e evolução do carro.

Cada veículo é avaliado por uma nota média, no jogo isso é chamado de PP, quanto maior o PP do carro, mais potente e veloz ele será.

Cada evento liberado informa ao jogador qual o PP mínimo exigido para que o jogador possa participar, um ponto negativo que encontramos aqui é a falta de informação precisa sobre a potência dos carros que estão no evento, ou seja, o evento possui um PP indicativo mas a informação dos carros adversários não são exibidas, logo se um evento libera a participação de carro com PP até 400 e seu veiculo possui 350, você não saberá se os demais carros possuem 400PP ou menos e essa falta de informação pode induzir o jogador a participar de eventos onde seu veiculo apesar de poder participar, não tenha condições de competir para vencer. Então a dica é: Sempre mantenha o PP do seu carro próximo ao limite máximo que cada evento exige.

Gráficos

Como já era de se esperar a qualidade gráfica do jogo é esplêndida, cada detalhe dos carros, das pistas e das mais diversas e lindas paisagens do jogo receberam um capricho e atenção dignas dos consoles da atual geração. O jogo contempla dois modos de gameplay que devem ser selecionados logo no inicio do jogo, o jogador escolhe se quer uma experiência voltada para performance onde o jogo promete taxas estáveis de 60 Fps, ou a Opção Ray tracing, que irá priorizar a qualidade gráfica e efeitos visuais mais detalhados, ambas opções contam com resolução em 4k.

O que pudemos notar foi que os desenvolvedores deram uma atenção muito grande nos detalhes dos carros, tanto na parte interna como na parte externa, os carros possuem reproduções super fiéis as dos veículos do mundo real, ponto muito positivo para o jogo, apenas um pequeno ponto negativo que notamos foi visto na parte de fora da corrida, a plateia e equipe de serviços das pistas e fiscais , ficam quase sempre estáticos com poucos ou quase nenhum movimento, também é possível notar que as árvores nos circuitos não possuem muitas movimentações, são pequenos detalhes que acabam passando despercebidos com a beleza do jogo, porém não ao olhar dos mais atentos.

O Jogo apesar de muito bonito e bem polido, ainda peca na questão da física pois, os carros não sofrem danos ao sofrer alguma batida por mais forte que ela seja, nenhum simples para-brisas trincado o jogador verá, e realmente para um jogo do porte de Gran turismo que foi feito com tanto capricho e com a atual tecnologia disponível nos consoles da geração, já é hora de dar uma atenção para esse quesito.
Testamos o jogo com a configuração de Ray Tracing e realmente vemos um trabalho muito bonito, observamos sem nenhuma dificuldade os reflexos do capô do carro pelo para-brisa e também os reflexos exatos do cenário pelos retrovisores.

Jogabilidade

A jogabilidade pode ser definida em uma palavra: “Perfeição”.

Essa foi a melhor definição que encontramos para definir como é delicioso dirigir em Gran Turismo 7. Testamos o jogo inicialmente usando um Volante Logitech G29 e é impressionante como a direção é precisa, cada curva seja aberta ou fechada, o jogador consegue faze-la de forma perfeita, mesmo quando me empolguei e entrei rápido demais nas curvas sentindo que estava perdendo o carro, foi possível recuperar facilmente o controle.
Realizamos nosso teste com alguns assistentes ligados, como ABS e controle de tração por exemplo, mas logo de inicio desligamos a assistência de freios, ficando totalmente responsável pelas frenagens do carro, recomendo muito que desabilitem esse assistente pois muitas vezes ele acaba mais atrapalhando do que ajudando e mesmo os jogadores mais casuais ou com pouca experiência não terão dificuldade em rapidamente se adaptar.

Para os Jogadores mais experientes e Hardcore, o jogo possibilita desativar todos assistentes, e isso torna o carro bem mais difícil de ser pilotado, já no caso dos jogadores com pouca experiência poderão se adaptar com um tempo. Realizamos duas corridas com todos assistentes desligados e realmente foi um pouco mais difícil controlar o carro, depois de umas escapadas e conhecer algumas paredes começamos a pegar o jeito e conseguimos concluir a corrida, não entrarei no mérito da posição que cheguei, só direi que vi o pódio de longe.

Em nosso terceiro dia de testes utilizamos o Joystick Dual sense do Playstation 5 e a jogabilidade também é muito boa, o jogador não encontra nenhuma dificuldade e ainda é possível realizar diversas configurações de como o jogador prefere que seja os controles para acelerar e frear, até mesmo se deseja fazer as curvas utilizando o analógico, o digital ou simplesmente o sensor de movimento do Dualsense, os seus gatilhos possuem papel fundamental, é possível sentir o comando ficando mais duro e pesado ao realizar uma frenagem forte por exemplo, e no modo Rally Music o Joystick fica vibrando no ritmo da música por praticamente todo o percurso, ao passar em uma poça de agua também é possível sentir que estamos perdendo o controle do carro, então é sempre bom ficar ligado. Também é possível conseguir sentir os solavancos em trocas de marchas e vale ressaltar que as vibrações variam de carro pra carro.

Carros, muitos carros

GT 7 traz uma enorme coleção de carros disponíveis logo em seu lançamento, no total são 424 veículos de várias montadoras espalhadas pelo mundo. Montadoras da América, Europa e Ásia marcam presença e é possível adquirir e colecionar desde verdadeiras relíquias até as super máquinas mais potentes dos tempos atuais.

Cada montadora possui seu próprio showroom e ao acessar o espaço de cada uma é possível se maravilhar com diversas informações sobre muitos carros.

Todos os carros são super fieis aos do mundo real e realmente por diversas vezes me peguei apenas ali parado admirando aquelas maravilhas da tecnologia automotiva, como por exemplo, a Lamburguini Veneno, a lindíssima La Ferrari e outras maquinas magníficas, um verdadeiro salão do automóvel para qualquer fã de automóveis.

Mas como nem tudo pode ser dado de mão beijada, de inicio o jogador terá que adquirir um veiculo de baixa potência na agência de carro usados e, conforme for avançando e ganhando dinheiro,  será possível melhorar esse veiculo. Quando estiver com uma boa quantidade de recursos no jogo não passe vontade, compre uma bela maquina e seja feliz.

O jogo dispõe de boa opções de personalização nos carros como decalques, peças personalizadas, rodas, um editor de placas e muitas outras opções, solte sua imaginação e transforme sua máquina.

Conteúdo do jogo

GT 7 traz bem mais conteúdo em seu lançamento do que Gt Sport trouxe.

Muito conteúdo voltado para o single player, temos o modo carreira (ou campanha se preferir), escola de pilotagem para aquisição de licenças, onde o jogador terá que passar por diversos testes se quiser conquistar as licenças existentes e acredite, algumas não são nada fáceis de conseguir, campeonatos, desafios de time trial, Rally Musical. Realmente tem conteúdo para muitas horas de jogatina.

Grande parte do tempo o jogador passara no café no mapa do jogo, é ali que recebemos nossas missões e vamos progredindo.

Não foi possível explorar o Modo Online do jogo de forma mais aprofundada, devido a poucas pessoas terem tido acesso antecipado ao título.

No Lobby é possível criar salas com diversas regras para cada corrida, mas as poucas partidas que jogamos Online tudo correu bem, resta saber como será após o lançamento do jogo onde claramente o acesso será enorme nos servidores.

Nossa Avaliação

GT 7 é de longe o melhor Gran turismo desde GT 4, os jogadores irão se deliciar com muitas horas de jogatina num jogo muito bonito e com uma jogabilidade formidável, gráficos de altíssima qualidade, muito conteúdo para ser explorado e com certeza muitas horas de diversão garantida, seja sozinho ou com os amigos.

Gráficos – 9
Jogabilidade – 10
Conteúdo – 9

Gran Turismo 7 foi gentilmente cedido pela Studios Playstation para a realização desta análise.

 

Nota Final

 

Em Alta

Sair da versão mobile